Stonehenge: O Círculo de Pedras

Stonehenge é um sítio arqueológico, considerado como o mais importante monumento pré-histórico da região da Grã-Bretanha. Localizado nas planícies de Salisbury, no condado de Wiltshire, na Inglaterra, foi tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1986. A primeira menção sobre Stonehenge aparece num texto do século 12 em "Historia Anglorum" de Henry Huntingdon.

A estrutura principal é formada por dois anéis concêntricos e monolitos de pedra, construídos por volta de 3100 a.C., possivelmente usado para fins religiosos. O anel externo tem cerca de 86 metros de diâmetro e o interno, em média, 30 metros e alguns monolitos possuem cerca de 9 metros de altura. A arquitetura dos anéis tem relação com os movimentos do Sol e da Lua, mas quem o construiu e qual sua finalidade ainda permanecem envoltos em mistério.

A construção original era composta por uma vala circular e um monte com 56 furos, formando um anel em torno do seu perímetro. A primeira pedra a ser observada no sítio foi a "Pedra do Calcanhar", marcando uma entrada única, orientada para que o sol da manhã do solstício de verão (o dia mais longo do ano que ocorre entre os dias 20 e 21 de junho, no Hemisfério Norte), pudesse irradiar diretamente sobre ela. Os primeiros raios brilham no centro do monumento e se expandem por entre as pedras em formato de ferradura.

Esse alinhamento expressa uma grande adoração ao sol, reforçando o mito de que o monumento foi construído como um templo ritualístico. Recentemente, o astrônomo Gerald Hawkins afirmou que Stonehenge não é meramente alinhado à energia solar e lunar ou aos eventos astronômicos, mas usado também para previsão de acontecimentos, como eclipses e às mudanças das estações durante o ano.

Stonehenge é muito mais do que um santuário, evidentemente reconstruído com a ajuda do historiador Brian Edwards. Apesar de seu acesso ser restrito, ele ainda é considerado um local sagrado de grande conexão aos Deuses, além da paisagem local que atrai cerca de 700 mil visitantes por ano.

Vale relembrar que Stonehenge, os Druidas e os Celtas foram associados erroneamente e esse enigma se reflete até os dias atuais.


Leia mais sobre Stonehenge, clicando aqui.

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena A. Senėwėen ®

Fontes de pesquisa:
English Heritage - Visit Stonehenge
Stonehenge - Encyclopædia Britannica

0 comments

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.