Música Celta - Instrumentos musicais

A música "celta" em termos históricos não existe!

Conforme descreve o historiador John Haywoood, no livro Os Celtas: "A celtomania foi uma manifestação do movimento romântico, uma rebelião cultural contra o racionalismo e materialismo do Iluminismo... Os celtas e os druidas começaram aparecer na poesia, pinturas e óperas, como exemplos de resgatar a espiritualidade de forma fantasiosa."

A História da Música do Ocidente - da Idade Média ao Romantismo, se divide em seis grandes períodos:

- Música Medieval até cerca de 1450

- Música Renascentista: 1451 - 1600

- Música Barroca: 1601 - 1750

- Música Clássica: 1751 - 1810

- Música Romântica: 1811 - 1900

- Música Moderna: 1901 em diante

O termo "música celta" refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galícia, País de Gales, Ilha de Man e Bretanha que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos de trovadores medievais. Lembrando que o cunho da palavra "celta" é moderna.

Suas origens se perderam no tempo, mas revivem nos corações daqueles que hoje trilham o Caminho dos Antigos... A sua sonoridade marcante vai desde o baque de um Bodhrán a uma suave nota de flauta ou ao mais vibrante violino, instrumentos apreciados na tradição irlandesa.

Os instrumentos usados foram inventados ou transformados entre o século XVII e XVIII, tendo como forte influência a música folclórica irlandesa, que conservou os traços da música medieval até a barroca, talvez, de onde a "música celta" teria suas verdadeiras raízes.

• Os instrumentos mais conhecidos e usados são:

- Harpa: símbolo da Irlanda e dos "fílidh" - os bardos irlandeses.

- Flauta: flauta irlandesa ou "tin whistle" - flauta pequena de metal que se assemelha a flauta doce.

- Violino: conhecido como "fiddle" - palavra para descrever o violino em irlandês - é um instrumento musical tocado com arco.

- Bodhrán: instrumento de percussão que se assemelha a um tamborim e faz vibrar a alma e o coração.

- Gaitas: as mais conhecidas são as Gaitas harmônicas ou de boca e Gaita-de-foles, que se subdividem em: Gaita escocesa ou "highland bagpipe", Gaita irlandesa ou "uilleann pipe" e Gaita galega ou "minhota".

- Acordeão: conhecido como concertina, instrumento diatônico, ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtém-se uma nota musical.

• Família dos alaúdes, guitarras ou violões:

- Banjo: instrumento de corda de corpo redondo.

- Badolim: instrumento de corda de corpo em forma de pera.

- Bouzouki: instrumento de corda de origem grega, também conhecido como "irish bouzouki".

A música encanta nossas vidas em todos os sentidos... Enlevando a alma e nos incentivando durante a caminhada. Quantas são as músicas que, ao tocarem, nos levam por entre as notas do tempo, fazendo-nos lembrar que os ciclos são eternos. Que assim seja!

Grupo Omnia
Sugestões de músicas no gênero "Pagan Folk": Música e Dança.

Bibliografia:
Wikipédia Uk e The Standing Stones
Imagem: Grupo Omnia - Pagan folk


Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena A. Senėwėen ®

3 comments

  1. Anônimo26/5/13

    obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Joshua Max6/12/13

    Muito bom, Rowena A. Seneween!
    Acabei de conhecer este blog e já me interessei pelos temas que você aborda, como a cultura celta e medieval. Adoro muito o estilo musical Folk!
    Continue postando, por favor.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de acrescentar/emendar: A Irlanda só é "celta" artificialmente.Tôdo êsse Mito começou a sêr "construído" na Irlanda,no século XIX, por questões Nacionalistas, como afirmação para se difernciarem dos invasôres inglêses.Tal como aconteceu na Galiza em relação a Castela.

    ResponderExcluir

2006 © Brumas do Tempo - Todos direitos reservados.